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15/05/2009

Freio a Disco

Freio a Disco

Escrito por Oficina Brasil  

Dica Fremax

A fabricante de freios Fremax oferece algumas dicas de instalação. Veja os principais truques para não cair na besteira de perder um cliente. Sem contar que freio é algo de extrema seriedade e responsabilidade.
Acompanhe as dicas:
Primeiro verifique a espessura mínima de trabalho. Observe o limite máximo de desgaste permissível nas pistas de frenagem, conforme gravado nos discos. Efetue a medição com auxílio de instrumento adequado.
Os problemas mais comuns são: superfície desgastada ou com sulcos, causados por pastilhas de baixa qualidade ou abaixo do limite de uso. Outro fator que prejudica o acionamento dos freios é o empenamento do disco. As conseqüências são: trepidações do pedal de freio e do volante. Para sanar esse problema deve-se substituir ou retificar o disco e trocar as pastilhas.
 
- Quando montado no veículo o valor máximo de oscilação do disco em relação ao cubo deve ser de 5,0 mm do diâmetro externo. A medida não deve ultrapassar: automóveis (0,10 mm), utilitários (0,13 mm) e caminhões (0,15 mm). O valor máximo de empenamento do cubo é de 0,05 mm.
 
Possíveis causas de vibrações no pedal ou na direção
Causas –
- Impurezas, rebarbas, oxidações na região de encosto do disco
- Cubo empenado
- Geometria e suspensão com valores fora do específico
 
Disco de freios
- Desbalanceamento do conjunto roda/pneu
- Excessiva folga axial do rolamento, causada por baixo torque de aperto da porca
 
Tambores
- usinagem grosseira (alta rugosidade) na pista de frenagem
- Roda ou semi-eixo empenado, pneu deformado
 
Montagem
 
A montagem inadequada resulta em um desalinhamento entre o disco e pastilhas, provocando desgaste irregular e trepidação do pedal de freio e no volante de direção, causando desconforto, podendo inclusive afetar a segurança.
 

   1. Remova por completo as pinças, se possível evite desconectar componentes do sistema hidráulico, diminuindo a necessidade de sangrar o sistema para eliminar bolhas de ar;
   2. Remova o disco de freio velho ;
   3. Limpe o disco de freio novo com um solvente adequado para remover o material anti-corrosivo existente (óleo protetivo), observando que a peça fique totalmente isenta de impurezas.

 
Atenção: A remoção parcial do filme de óleo protetivo pode afetar a eficiência do sistema de freio. Recomenda-se usar álcool para limpeza. A presença de qualquer impureza na superfície pode comprometer toda a montagem do conjunto
 
4- É necessário prestar atenção na superfície de contato entre o disco e o cubo de roda: rebarbas, cavacos ou outras impurezas podem comprometer o asssentamento do disco no cubo do veículo. Recomenda-se lixar a superfície;
Atenção: O empenamento do cubo resulta em um empenamento duas vezes maior no disco. Em caso de dúvidas, recomenda-se medir o empenamento no cubo com auxílio de um relógio comparador.
 
5- Após a fixação dos parafusos (de rodas), o empenamento do disco medido com relógio comparador a 10mm do diâmetro externo da pista de frenagem, não deve ultrapassar 0,10mm;
Atenção: Em peças com cubo (assento de rolamentos) deve se tomar cuidados na colocação das capas de rolamento; executando o serviço com auxílio de uma prensa e dispositivos adequados.
 
6- Verifique os rolamentos de roda, caixa de direção, pivôs de suspensão, embuchamentos, juntas homocinéticas e amortecedores; folgas ou desgastes nestes componentes poderão comprometer a eficiência do sistema de freios, fazendo o pedal de freio e volante da direção trepidar provocando um falso diagnóstico;   
 
7- Rodas e pneus: devem estar balanceados. Aperte os parafusos em sentido cruzado – O torque de aperto deve ser de 8 a 10 kgf para os automóveis. Os pneus devem estar calibrados corretamente;
 
8- Observar o limite máximo de desgaste permissível nas pistas de frenagem, conforme gravado nos discos. Efetue a medição com auxílio de instrumento adequado.
 
Discos com espessuras abaixo da mínima
- Maior possibilidade de superaquecimento, principalmente quando o uso é severo
- Diminuição momentânea no nível de atrito
- Menor resistência mecânica
- Maior possibilidade do surgimento de trincas
- Vazamento de fluido pelos anéis de vedação
- Pistões podem desalojar do interior da carcaça

 

 

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