Informativos

 

 

15/05/2009

Juntas homocinéticas deslizantes: como efetuar a troca

Juntas homocinéticas deslizantes: como efetuar a troca

Escrito por Oficina Brasil  

Vamos falar das deslizantes ou móveis. Uma vez diagnosticado um problema na peça, proceda a sua manutenção ou troca. Antes de começar, escolha um local limpo e seco para executar o trabalho e tenha à mão um conjunto de ferramentas apropriadas para serviços nas juntas homocinéticas. Devidamente preparado, mãos à obra.


DESMONTAGEM

1. O primeiro passo é remover a peça. Com uma chave dodecagonal, retire os parafusos de fixação do anel externo da junta.

2. Remova o semi-eixo homocinético completo.

3. Depois de retirar a peça, proceda a sua desmontagem. Fixe o eixo em uma morsa. Se for tubular, evite o esmagamento. Remova as abraçadeiras de fixação da coifa com uma chave de fenda e recue a coifa sobre o eixo, deixando a articulação da junta livre.

4. Retire o suporte da coifa com o auxílio de um saca-pino paralelo.

5. Com um alicate de expansão, remova o anel-trava.

6. Retire a junta com saca-pino e martelo. Nessa operação, muita atenção para não danificar o entalhado do eixo.

7. Remova manualmente a mola-prato, o suporte da manga e a coifa.


INSPEÇÃO

 8. Após a desmontagem, lave os componentes com querosene ou percloroetileno.

9. No eixo, especificamente, verifique batidas, empenamentos ou quebra de estrias.

10. Inspecione o desgaste nas esferas, gaiola e pistas dos anéis interno e externo.

11. Verifique o deslocamento axial e o movimento angular. Não deve haver travamento ou restrições.


REMONTAGEM

12. No momento de remontagem, fique atento. As abraçadeiras, anéis, coifas e a graxa especial devem ser sempre trocadas.

13. Limpe todos os resíduos de sujeira do entalhado do eixo, antes de remontar os componentes. Lembre-se: resíduos de graxa antiga podem contaminar peças novas.

14. Manualmente, monte no eixo a coifa, seu suporte e a mola prato, com a parte côncava voltada para o lado da articulação. Observe que o rebaixo do anel deve estar voltado para o lado do câmbio.

 15. Instale a junta com o auxílio de um saca-pino e martelo, batendo no anel interno e nunca na gaiola, até que o canal do anel de trava do eixo esteja aparente para fora.

16. Com o alicate de expansão, reinstale o anel-trava.

17. Monte o suporte da coifa no anel externo da junta, com o auxílio de um martelo plástico. Atente-se para o alinhamento dos furos do suporte e da junta.

 18. Aplique 40 gramas de graxa na articulação da peça ou até que a cavidade esteja totalmente cheia, sem bolhas ou espaços vazios, e articulando sempre a junta. Para uma aplicação correta, comece pelo fundo da cavidade, fazendo uso do bico afunilado da embalagem.

19. Aplicar 40 gramas de graxa dentro da coifa. Posicione a coifa e instale a abraçadeira maior. Comprimir a peça manualmente, apertando o máximo possível, até acoplar a presilha na janela. Apertar o ressalto da abraçadeira, até o travamento final.

20. Fechar a abraçadeira menor e comprimi-la ao máximo. Para travar, dobre a lingüeta sobre a janela na outra extremidade, girando e pressionando com o próprio alicate. Evite rasgos ou torções na coifa.

Para finalizar, a instalação do componente no veículo. Fixe a junta deslizante no flange do câmbio, por meio dos parafusos dodecagonais. Aplique um torque de paerto de 35 a 45 Nm ou 26 libras pé.

Matéria baseada no Manual de Reparação da Dana. 

 

 

Voltar        

 

Av. Tancredo Neves, 155, Bairro dos Ipês - João Pessoa - PB - Cep:58048-840

Fone:(83) 3255-8200 - magicar@magicar.com.br

Softcom Tecnologia