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15/05/2009

Retentores, juntas e mangueiras

Retentores, juntas e mangueiras


Dicas Técnicas da Engenharia Sabó
Escrito por Sabó  

 
Os retentores para haste de válvula SABÓ serão comercializados com luvas protetoras, adicionados na embalagem.

As luvas de proteção têm uma grande importância durante a manutenção dos veículos, pois, proporcionam segurança na montagem dos retentores, evitando vazamentos ocasionados por possíveis danificações ocorridas no lábio de vedação.

Estatisticamente - mais de 98% dos problemas de vazamentos com retentores SABÓ, ocorrem por uma montagem inadequada, ou aplicação indevida. O cuidado com a montagem de retentores deve sempre ser uma constante nas atividades dos aplicadores.

CUIDADO! Existem no mercado retentores falsificados

A utilização de retentores falsificados acarretará prejuízo da mão de obra realizada e no desgaste da imagem do seu serviço, considerado de boa qualidade.
Sempre realizar a compra de Retentores e Juntas em lojas idôneas e nunca aceitar os produtos SABÓ que estejam fora das embalagens originais.

Montagem de Vedadores
Para uma perfeita vedação recomendamos utilizar a norma DIN 3761.
O resumo desta norma poderá ser adquirido no site da SABÓ no link catálogos/catálogos técnicos na extensão PDF (www.sabo.com.br).
No eixo utilizar uma tolerância de h7, com rugosidade de 0,2 a 0,5 mícron de Ra ou 1,60 a 4,00 mícron Rt, dureza mínima de 28 RC. Para o alojamento utilizar tolerância de H8.

Durante a aplicação, remova qualquer oxidação, corrosão ou asperezas utilizando líquido de remoção apropriado; não utilizar lixa.
Verificar se existe rebarba no alojamento e principalmente se existe rebarba no eixo.
Caso ele seja chavetado ou com entalhe, proteger com uma luva plástica durante a montagem para que não danifique o lábio do retentor.
Momentos antes da aplicação, limpar o eixo e o alojamento com querosene e, posteriormente, com um pano limpo e seco. No retentor lubrifique o lábio com óleo limpo para facilitar a montagem.
Após a montagem verifique se o lábio do retentor não "dobrou" deslocando a mola de seu alojamento.
Na região de vedação não fazer o polimento do eixo, exceto no caso de aplicações com gasolina ou água (viscosidade baixa); o eixo dever ser usinado por retifica de topo para evitar hélices de usinagem; não devemos utilizar proteções antioxidantes metálicas, como por exemplo, cromação ou galvanização. Estes procedimentos são de grande importância para um perfeito funcionamento do retentor.
Em caso de dúvida entre em contato com a Consultoria Técnica Sabó 0800 77 12 55 ou 11 2174-5000.

 

 

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