Informativos

 

 

30/01/2012

COMO FUNCIONA UMA BATERIA

COMO FUNCIONA UMA BATERIA

Um dos principais componentes do sistema elétrico de qualquer veículo, a Bateria é muitas vezes renegada ao segundo plano, e apenas nos lembramos dela quando ficamos na mão. Mas para que você faça as pazes com esse importante componente vamos ajuda-lo a entender melhor como funciona uma bateria, e o que fazer para aumentar sua vida útil.
A primeira dúvida que cerca a bateria é a respeito de sua classificação. Uma Bateria pode ser considerada autopeça? Eu diria que não, pois uma bateria está sujeita a reações químicas e, portanto, deve ser tratada com os cuidados que um elemento químico exige.
Vou explicar melhor. Uma bateria é, por definição, um acumulador de energia química e não de energia elétrica. Apenas quando ligada a um circuito é que fornece a corrente elétrica necessária ao sistema do veículo. Mas isso não acontece por acaso. Há um principio químico por trás disso.
Esse princípio define que quando dois metais distintos encontram-se em um meio ácido ocorrerá troca de elétrons, pois um cederá elétrons enquanto outro receberá, gerando a corrente elétrica. E uma bateria nada mais é que a aplicação prática desse princípio.
Uma bateria automotiva é composta por uma caixa plástica, preenchida com uma solução ácida, na qual se encontram imersas placas de metais distintos. Esses metais são o chumbo, que formam as placas positivas, e o peróxido de chumbo, que são as placas negativas. Externamente a bateria possui dois contatos, um positivo e um negativo, que estão ligados as suas respectivas placas.
Esse conjunto de placas é armazenado em células, que são divisões internas da bateria. Totalizando seis, essas células são responsáveis por produzir aproximadamente 2 volts cada. Se somarmos cada uma das células teremos 12 volts que é a tensão nominal da Bateria.

 

 

Voltar        

 

Av. Tancredo Neves, 155, Bairro dos Ipês - João Pessoa - PB - Cep:58048-840

Fone:(83) 3255-8200 - magicar@magicar.com.br

Softcom Tecnologia