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19/11/2013

DICAS PARA TRANSPORTAR BAGAGEM NA MOTO COM SEGURANÇA

DICAS PARA TRANSPORTAR BAGAGEM NA MOTO COM SEGURANÇA

Dicas para transportar a bagagem na moto com segurança. O Brasil produz motos há mais de 35 anos, mas nosso mercado só atingiu a maioridade a partir dos anos 90, quando ocorreu o grande crescimento de vendas e chegamos no atual patamar de quase dois milhões de motos ao ano. Mesmo assim, muita gente está começando agora no mundo das duas rodas motorizadas, cheias de dúvidas e inseguranças. Uma das mais comuns é com relação a viagens. Hoje as motos estão confiáveis e as preocupações passaram a ser com relação à pilotagem e roteiros a escolher. Mas tem uma situação que deixa os motociclistas aflitos que é o transporte de bagagem. Especialmente em viagens longas e mais ainda com garupa. Aqui vão algumas informações antes de pegar a estrada. Claro que tudo depende do tempo, distância e facilidades que terá na viagem. Por exemplo, se vai acampar ou dormir em pousadas, porque isso faz uma enorme diferença. Felizmente hoje as barracas e material de camping são muito leves e compactos. 1) Dimensione – Esta técnica é infalível para diminuir o conteúdo da bagagem. Espalhe tudo que pretende levar, depois retire cerca de 30% disso tudo e nem vai sentir falta. Se fizer, você vai aprender a se virar sem! Deixe a capa de chuva fácil, de forma a retirá-la rapidamente. 2) Proteja – Como motos são muito expostas a chuvas e a uma eventual queda (mesmo com a moto parada), suas coisas podem estragar. A primeira dica é embalar tudo em sacos plásticos. Existe um eletrodoméstico que embala qualquer coisa a vácuo. É a salvação dos motociclistas, só que uma vez aberto o saco tudo volta ao tamanho original. As peças frágeis devem ser bem embaladas por causa da possibilidade de a moto cair e arrebentar tudo, especialmente nos alforjes laterais. 3) Respeite os limites de peso – Toda moto vem com Manual de Proprietário e nele estão especificados os limites de carga. Se tiver bagageiro, ele tem um limite de carga que, se ultrapassado, pode provocar rachaduras na estrutura. Se a moto for equipada com baú confira a capacidade de carga. Cuidado ao carregar o baú com muito peso, porque essa massa extra estará para trás do eixo traseiro da moto e isso compromete a estabilidade da roda dianteira. Sim, dianteira, porque a carga extra na traseira faz a frente ficar “leve”. Algumas motos (como as BMW) já especificam até o limite de velocidade com o baú carregado. Motos esportivas não costumam ter ganchos para prender a bagagem, o que dificulta o transporte 4) Distribua – Tente não colocar toda a carga em um ponto só da moto. Os alforjes são uma ótima solução porque deixa a carga mais próxima do centro de massa da moto, sem atrapalhar muito a estabilidade. Mas tome dois cuidados: primeiro, não encoste no escapamento porque pega fogo! Já queimei duas vezes minha bagagem por conta dessa distração. Segundo, nas motos esportivas os alforjes ficam soltos e podem encostar no pneu traseiro, derretendo tudo que está dentro! As bolsas de tanque são boas, mas antes de sair com a moto confira se não está atrapalhando o esterçamento do guidão nem pegando no capacete. 5) Amarre – Tudo isso é muito fácil quando se trata de motos touring, trail ou custom. O problema são as esportivas, que já nascem sem nenhum tipo de bagageiro nem espaço para bagagem. Se estiver viajando sozinho o jeito é amarrar no assento do garupa. Mas até isso é complicado porque não tem ganchos para prender os elásticos. Use tudo que estiver ao alcance como pedaleira traseira, suporte de placa etc. Mas amarre muito bem porque em alta velocidade o vento pode espalhar suas coisas pela estrada. 6) Mochilas – Uma solução para aumentar a capacidade de carga são as mochilas. Neste caso os cuidados são: escolha uma mochila que tenha cinta abdominal e presilha peitoral das alças. Regule a mochila de forma a apoiá-la no banco da moto e aliviar a carga dos ombros. Se a(o) garupa levar mochila verifique se não está ultrapassando o limite do banco, apoiando na lanterna, por exemplo. Nem exagere na carga porque pode comprometer o conforto de quem vai atrás. Em alguns casos pode-se colocar uma pequena mochila no espaço entre o piloto e garupa. 7) Confira sempre – Durante a viagem, os solavancos dos buracos e a ação do vento podem deslocar a bagagem e até mesmo afrouxar os elásticos. Sempre que parar para abastecer dê uma olhada rapidamente se está tudo firme! Nunca tire a mão do guidão para checar se está tudo em ordem durante a pilotagem, se tiver de frear subitamente vai aumentar o espaço de frenagem!

 

 

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